Perca peso ou pague por isso

Em apostas e jogos virtuais, quem não alcança as metas de emagrecimento fica obrigado a doar dinheiro
por Época NEGÓCIOS Online



Não perder dinheiro vira estímulo para lutar contra a balançaVocê faria qualquer coisa para deixar de fumar, perder peso ou largar algum vício? Até mesmo doar uma boa quantia de dinheiro a cada quilo não perdido ou cigarro acesso? A aversão a perder dinheiro tem se mostrado uma ferramenta poderosa rumo a uma vida mais saudável. A idéia de usar incentivos financeiros ou multas para mudar seu estilo de vida é uma das novas ondas do universo virtual.

Ao se cadastrar no site Stickk.com, por exemplo, você escolhe um valor para colocar em jogo, um objetivo e um ‘árbitro’ confiável, que não mentiria por você de maneira alguma. Se você alcançar suas metas, tem de volta seu dinheiro, caso falhe, ele é doado para caridade.

Sheila Gilmour, de Edinburgh, no Reino Unido, sempre teve problemas com o peso. Depois de experimentar diversas dietas, ela entrou no Vigilantes do Peso e conseguiu emagrecer. No entanto, continuou tendo dificuldades para manter o peso. Foi quando seu filho ouviu falar do Stickk.com e sugeriu que ela experimentasse a ferramenta.

“Eu tinha engordado cerca de 10 quilos nos últimos dois meses. Apostei que perderia 450 gramas por 22 semanas. Toda vez que eu falhar, terei que fazer a doação de 200 libras para caridade (R$ 650). Isso é muito dinheiro em 22 semanas”, disse ela ao jornal britânico The Guardian. O compromisso é um “motivador poderoso” para fazer ela se exercitar e comer saudavelmente. “Só se passaram quatro semanas, mas por enquanto atingi as minhas metas”.

“A aposta é uma espécie de taxa voluntária. Ela faz com que nossos vícios nos custem mais”, diz Dean Karlan, professor de economia da Universidade de Yale, cujo sucesso em perder peso após uma aposta com um amigo o levou a criar o Stickk. De acordo com o site, 70% das pessoas que aderem ao programa conseguem alcançar seus objetivos.

Outros sites, como Fatbet.net e Makemoneylosingweight.com, vão na mesma linha. Neles, quem quer perder peso pode participar de desafios com seus colegas. Grupos de amigos se inscrevem, cada um coloca um pouco de dinheiro e se compromete a perder certa quantidade de quilos. Passado o tempo determinado, quem estiver mais próximo de sua meta ganha a quantia acumulada pelo grupo.